Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



calendário

Outubro 2017

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031




Pesquisar

 


O adeus de Francisco George

Sexta-feira, 20.10.17

Informal_meeting_of_health_ministers_(iEPSCO)._Han

Hoje é o último dia como Director Geral de Saúde de Francisco George. Este médico, especialista em Saúde Pública, tem sido uma figura tão marcante que dá impressão que toda a vida exerceu este cargo mas, afinal, só foi nomeado em 2005. No entanto, em 1992 era Chefe de Serviço de Saúde Pública e Sub-director Geral de Saúde  em 2001. Quer como cidadã quer como profissional de saúde tenho, muitas vezes, prestado atenção às suas declarações ao longo dos anos.

Na altura da Gripe das Aves, os farmacêuticos foram convocados para uma palestra sobre o assunto em que ele era um dos palestrantes (o outro era um especialista em Microbiologia que tinha sido meu professor e pelo qual não tinha grande simpatia). Não fiquei com grande opinião dele. Pelo contrário, durante o surto de Legionella de Vila Franca de Xira, até lhe apreciei a postura. Mas sempre achei que era uma pessoa muito fria. 

A sua postura séria e circunspecta pode ter origem na sua história pessoal. O médico perdeu a esposa e uma das filhas em 2006 no mesmo acidente. Muitas vezes, conhecer alguns factos da vida pessoal de uma figura pessoal pode humanizar a pessoa aos nossos olhos e compreendê-la melhor. Para além disso, o médico trabalhou em muitos projectos de Saúde Pública em Africa. Imagino que viu situações bem mais graves do que aquelas que temos vivido por aqui. Dantes não simpatizava com o senhor, agora acho que vou ter saudades dele.

Boa sorte, Dr. Francisco George, na nova fase da sua vida.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Charneca em flor às 07:20


Mais sobre mim

foto do autor



Desafio


Desafio


Comentários recentes

  • Marta Elle

    Na volta ele até é daqueles que gosta de vestir ro...

  • Marta Elle

    Nem me digas nada...No meu primeiro ano de trabalh...

  • Mula

    A vida das pessoas é normalmente tão desinteressan...

  • Happy

    Dá interesse às suas vidinhas...

  • Carlos

    Não sei...mas gostam de explorar o tema até à exau...