Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



calendário

Maio 2017

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031




Pesquisar

 


Peregrinação segura

Terça-feira, 02.05.17

O mês de Maio começou ontem. Este ano, este quinto mês reveste-se de uma grande importância para os portugueses principalmente os católicos. Assinala-se o Centenário das Aparições de Fátima e, devido a isso, o Papa Francisco vem cá mais precisamente à Cova da Iria como peregrino. Independentemente da minha opinião sobre o fenómeno Fátima, eu quero focar a minha atenção a outro fenómeno relacionado com este, os peregrinos. 

Todos os anos vejo muitos peregrinos na estrada, alguns até me entram pela farmácia dentro. No passado domingo fui a Coimbra e fiz o percurso pela EN 1. Nunca tinha visto tantos, mas tantos peregrinos. Não sei se este ano há mais ou se foi por eu ter feito um maior percurso de automóvel por estradas nacionais.

images.jpg

Conheço várias pessoas que já foram a pé a Fátima (e também a Santiago de Compostela), cada qual com a sua motivação seja uma promessa que se cumpre ou apenas uma necessidade de fazer um caminho de fé. Eu nunca fiz embora já tenha pensado nisso mas nunca por promessa. Nunca acreditei numa visão "estação de serviço" da religião. Tenho uma grande admiração por quem empreende esta tarefa de caminhar, durante mais ou menos kms, até Fátima. Imagino que não seja tarefa fácil e que seja fisicamente muito exigente.

Ouvi algumas notícias que dão conta de que a GNR se prepara para apoiar os peregrinos de modo a que possam fazer uma "Peregrinação Segura". Para tal propõem o preenchimento de um questionário onde se mencione o percurso que se pretende fazer e a caracterização do grupo. Também têm havido acções de sensibilização em conjunto com a Liberty Seguros. Realmente no domingo vi muitos peregrinos com coletes reflectores GNR/Liberty Seguros. Como condutora, acho muito importante que se pense na segurança dos peregrinos mas também na segurança dos condutores. Infelizmente já têm havido acidentes graves nestas alturas.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Charneca em flor às 07:52

1 comentário

De golimix a 03.05.2017 às 20:23

Penso que este ano há mais peregrinos sim.
E também calculo que em Fátima irá estar uma confusão!!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor



Comentários recentes

  • Marta Elle

    É verdade, infelizmente.As famílias entram mais em...

  • Bruxa Mimi

    Sim, na minha escola costumamos fazer um almoço de...

  • A Hipster Chique

    Como o meu trabalho é feito mais por casa, eu fest...

  • Happy

    Ai o mais fácil é mesmo quando eles são pequeninos...

  • kamini

    Ora aí está uma iguaria natalícia que também comec...