Ainda as Legislativas
O que é orienta o sentido de voto?!
As eleições do último domingo continuam a dar que falar. A entrada de 3 novos, e pequenos, partidos na Assembleia da República parece ter causado grande surpresa na Comunicação Social. Não sei porquê já que penso que os meios de Comunicação Social contribuiram muito para a eleição de Joacine Katar Moreira (Livre), André Ventura (CHEGA!) e João Cotrim Figueiredo (Iniciativa Liberal). Digo isto na medida em que houve muito mais cobertura televisiva aos pequenos partidos do que era habitual.
Dizia eu que os meios de Comunicação Social ficou tão surpreendida que, nos últimos dias, até foram descobrir aonde é que estes partidos tinham tido maior percentagem de votos.
Por exemplo, foi no concelho do Alvito, no Alentejo, que o CHEGA! teve maior percentagem de votos e a TVI foi até lá. Entrevistaram várias pessoas mas o que mais me incomodou foi um senhor que disse:
"Votei no Chega! por duas particularidades: uma é porque o André Ventura é do Benfica, essa é a primeira, e a segunda é porque ele é contra os ciganos, e eu ganho uma miséria e os ciganos é um disparate”, sublinhou José Valério, da mesma terra alentejana."
O que me choca não é ele ter votado no CHEGA! por causa dos ciganos, o que me choca é ele ter votado neste partido porque o seu líder é do Benfica.
Mas as preferências clubísticas são lá motivo para se decidir o sentido de voto? Mas está tudo louco? Eu também sou do mas nunca votaria no André Ventura. Aliás, até me sinto envergonhada por ser do mesmo clube deste personagem .