Almoço de domingo, Taberna do Alfaiate
No domingo passado foi dia de celebrar o aniversário da minha mãe. O meu namorido sugeriu que fossemos almoçar ao restaurante Taberna do Alfaiate numa aldeia perto do Cartaxo, Lapa. A ideia surgiu depois de ele ter ouvido o programa TSF à Mesa. Ninguém imagina que há um espaço daqueles naquela aldeia. Segundo sei, o restaurante localiza-se numa antiga adega que pertence à mesma família há várias gerações. A sala é pequena mas muito acolhedora. A decoração é muito bonita. Tem um aspecto familiar para o que contribuí o facto de ser necessário tocar à campainha para podermos entrar. Parece que somos visitas e que estamos a entrar numa casa de família. O proprietário é muito simpático e faz-nos sentir muito à vontade. Quando chegamos encontramos já as entradas. Só provámos algumas nomeadamente a salada de polvo, a salada de orelha e os queijos. O pão também era muito bom. Escolhemos o vinho da casa de produção própria e também achámos uma escolha acertada. O proprietário fez algumas sugestões de pratos principais. Como erámos só 3, e já tinhamos comido as entradas, optámos por 2 pratos para dividir. Ficámos com pena de não provar as Migas de Bacalhau, servidas dentro do pão, mas talvez numa próxima oportunidade. Então escolhemos Bacalhau assado com manja, uma espécie de migas de batata, servido numa cama de couves salteadas
e Porco Preto à Padeiro que consiste em pedaços de porco preto assados numa telha de barro.
Estava tudo muito bom. Como era um dia especial também comemos sobremesa. A minha mãe comeu Delícia de Amêndoa que tinha óptimo aspecto e eu e o A. dividimos uma mousse de noz. Não cheguei a tirar fotografias às sobremesas, infelizmente.
Para finalizar, ainda tivemos direito a um gesto de cortesia. Com as sobremesas,foi-nos oferecido um abafadinho caseiro muito, muito bom.
Basicamente, este restaurante é muito agradável. Deve-se chegar cedo ou então marcar mesa porque a sala é mesmo muito pequena. O serviço não é muito rápido mas para um almoço de domingo sem pressas é o ideal. Um segredo bem escondido.