Amigas envasadas
Anteontem fez um ano que recebi a minha primeira encomenda de plantas. E a minha vida nunca mais foi a mesma.
A pandemia fez-nos voltar para dentro de nós e das nossas casas. As plantas tornaram-se numa moda para muitas pessoas, eu incluída. Na verdade sempre gostei de plantas mas tinha imenso jeito para as matar. Continuo a ter alguns desgostos mas também tenho tido muitas alegrias. Cresci numa casa onde sempre houve muitas plantas. A minha mãe tem muito jeito e o meu pai também gostava. Ainda hoje a varanda da minha mãe é das mais coloridas da rua onde mora. Ao longo deste ano fui aprendendo a tratar das plantas, a percebê-las e até já tenho gadgets para me auxiliarem. Para além de encher a casa de plantas, também me dediquei mais às plantas que existem na aldeia. Durante anos quase nem olhei para elas. São muito antigas e resistentes. Até já aumentei a colecção de vasos do pátio.
Begónia semperflorens
Bergenia
Hydrangea macrophylla, mais conhecida por hortênsia
As 2 primeiras já existiam lá no pátio. A begónia esteve quase morta mas rebentou e já começou a dar flor. A hortênsia tem algumas semanas. Já é a 3a planta destas que compro. Faz parte dos meus desgostos. A primeira sofreu um "ataque" de granizo no ano passado. A 2a sofreu uma onda de calor mas agora replantámos na terra (sem ser em vaso) e parece que está a ressuscitar. Vamos ver se à 3, é de vez.
No que diz respeito às plantas de interior, o maior caso de sucesso é a marantha.
Marantha 2020
Marantha 2021
Conseguem perceber o número de folhas novas? E não param de aumentar. São tantos rolinhos que já não os consigo acompanhar.
E vocês? Também caíram na armadilha das plantas e tornaram as vossas casas mais verdes?!