As trumpalhadas dos últimos dias
A actualidade internacional deste fim-de-semana foi marcada por esta medida de Donald Trump. Inicialmente a medida englobava todos os cidadãos originários dos 7 países mencionados no decreto presidencial incluindo os que tinham Green Card. Esta medida afectará inúmeras empresas como, por exemplo a Google, ou eventos como a cerimónia dos Óscares.
Este decreto provocou protestos em muitos aeroportos americanos. A medida, para além de ser despropositada, é estúpida. Para começar não se pode julgar o todo pelas partes. Não é porque há terroristas muçulmanos que se vai generalizar e pensar que todos os muçulmanos são terroristas não é?
Ao que parece, o Presidente pretende construir um muro a toda a volta dos EUA e não apenas na fronteira com o México.
Esta medida impede a entrada de novos muçulmanos. E então os que estão nos EUA e não fizeram nenhuma viagem. Quem garante que os potenciais terroristas não estão já por lá? O que é que ele vai fazer a seguir?! Uma caça às bruxas para prender todos os muçulmanos que vivem nos EUA?
Ma minha opinião, estas atitudes até poderão acicatar mais ainda o ódio de parte a parte. Como li numa crónica sobre o tema, pode bem ter começado a contagem decrescente para um novo 11 de Setembro.
Mais tarde Trump emendou a mão permitindo a entrada dos portadores de Green Card mas a confusão já estava armada.