Blogmas 2017 - O Presépio
Tendo em conta que no Natal se festeja o nascimento do Menino Jesus, o Presépio deveria estar presente em todas as casas. O Presépio reverte para as circunstâncias do nascimento do Menino Jesus que se conta ter ocorrido num estábulo. Existem presépios de muitos feitios, materiais e tradições. As figuras principais são Jesus, Maria, José, a vaca e o burro (já que se acredita que Jesus nasceu num estábulo) e os Reis Magos. Também é costume ter pastores e ovelhas uma vez que Jesus também foi visitado pelos pastores. A figura de Jesus costuma ser deitado em palhinhas também para reverter para o seu nascimento humilde.
Este é o meu Presépio. Só comecei a fazê-lo quando vim morar para a minha casa. As figuras foram-me oferecidas e vieram das Caldas da Rainha. Gosto muito dele. As figuras têm traços muito bonitos. É pena não ter os Reis Magos mas como foi oferecido...
A primeira recriação do Nascimento de Jesus através de um Presépio ocorreu em 1223 por iniciativa de São Francisco de Assis. Nesse ano, em vez de celebrar o Natal na Igreja, mandou levar uma manjedoura para a floresta assim como um burro e um boi. Em relação às figuras de Jesus, Maria e José, as fontes divergem. Há quem diga que havia essas figuras em barro, há quem diga que foi um Presépio vivo com um bebé representando Jesus e há quem diga que não existiam essas figuras e São Francisco, só pela presença do burro e do boi e pela fé, explicou aos fiéis como Jesus nasceu de forma humilde. O que é certo é que São Francisco de Assis ficou, tradicionalmente, ligado ao início do Presépio.
Este ano até arranjei um lugar para São Francisco de Assis no meu Presépio. É uma figura pequenina mas está lá. Conseguem descobri-lo?