Blogmas 2020 - Pandemia
A pandemia é um tema incontornável neste Natal de 2020. Esta época é propícia aos convívios familiares que podem ser potenciais focos de infecção. Pela Europa fora, cada país criou as regras que considerou mais adequadas. Algumas até soam um pouco ridículas.
A maioria dos países impuseram um número limite de pessoas à mesa de Natal como, por exemplo, em Espanha ou na Alemanha que permitem 10 pessoas à mesa. Também são controladas as deslocações entre regiões nalgins países. Há países onde a restauração está completamente encerrada e noutros estes estabelecimentos trabalham com muitas restrições.
Na Bélgica, cada família só pode receber 1 pessoa. Se houver jardim, já podem receber 2 pessoas mas só uma é que pode ir à casa de banho.
Também há quem aconselhe isolamento antes e depois do Natal.
Se quiserem mais informação encontra-se neste artigo
Por cá têm surgido uma série de "conselhos", ou seja, confia-se no bom senso das pessoas. Assim permite-se a circulação entre concelhos, o recolher obrigatório é mais tardio e não foi imposto um limite ao número de pessoas à mes na ceia de Natal. No meu entendimento, as pessoas devem ser responsabilizadas pelo evoluir da situação pandémica e não podem ser tratadas como seres desprovidos de inteligência. No entanto, pelas conversas que tenho ouvido, começo a duvidar do discernimento dos portugueses. Será que as pessoas não são capazes de raciocinar e perceber que, este ano, não é seguro juntarem a família toda?!
Vamos usufruir do voto de confiança que recebemos enquanto sociedade mas cada um fazer a sua parte neste combate?!