É racismo ou não?
Bernardo Silva, Benjamin Mendy e o Conguito
Ontem o jogador do Manchester City, o português Bernardo Silva, foi formalmente acusado, pela Federação Inglesa de Futebol, por conduta imprópria. A conduta a que se refere a Federação foi fazer uma brincadeira com um dos seus colegas, o seu grande amigo Benjamin Mendy, na rede social Twitter. A publicação foi esta
Logo na altura, Bernardo Silva foi acusado de racismo. Se a dita conduta imprópria fosse num jogo oficial, o jogador incorria numa pena de suspensão de 6 jogos.
Mas está tudo doido? A Federação Inglesa terá perguntado ao visado se tinha sentido ofendido? Mas já não há sentido de humor? Será que anedotas com loiras são discriminação de género e de cor de cabelo? E anedotas de alentejanos serão o quê?
Não é o mesmo que chamar "macaco" a um jogador negro durante uma partida de futebol como já aconteceu.
Racismo é prejudicar alguém, apenas e só, devido à cor da sua pele. Ou dizer barbaridades como "eu tanto aperto a um branco como o pescoço a um preto", essa frase tão portuguesa. Ou achar que um grupo de negros são suspeitos de actos criminosos só porque são negros.
Infelizmente, há muitas atitudes racistas na sociedade e no futebol. Fazer uma brincadeira com um boneco que representa um chocolate é só isso mesmo, uma brincadeira.
Espero que o Bernardo Silva não venha a ser penalizado devido a este disparate. Boa sorte para ele.