Expo 98. Já passaram 20 anos?
Há 20 anos, era inaugurada a Exposição Mundial de 1998. O tema escolhido foi "Os oceanos, um património para o futuro" e o local, Lisboa, na zona que hoje é conhecida por Parque das Nações. Quem vê, hoje, aquela zona nem imagina a transformação que foi operada naquela área. Pouca gente acreditava que era possível (mais ou menos como poucos acreditavam que vencemos o Europeu de Futebol ou a Eurovisão) tal transformação. De uma zona de barracas e indústrias chegou-se ao que se vê hoje, uma das zonas mais nobres da cidade. A inauguração acontecia de um lado e noutros pontos ainda se ultimavam pormenores. À portuguesa, portanto.
Prescindi de algumas coisas para comprar um bilhete de 3 dias e valeu muito a pena. O ambiente era espectacular e inesquecível. Visitei tantos pavilhões de países nem sonhando que um dia iria conhecê-los. A primeira vez que fui a Itália foi através da visita ao seu pavilhão.
E os concertos maravilhosos a que assisti na Praça Sony?!
Ou o espectáculo Aqua Matrix que encerrava o dia?!
E o que dizer do desfile dos Olharapos ou da Peregrinação?
E as filas enormes para entrar em qualquer lado?!
E a sorte de conseguir visitar o Oceanário logo no primeiro dia? Não havia fila quando lá passei. Nem queria acreditar.
Tantas e tão boas memórias. A Expo98 foi a primeira ocasião em que senti "tenho orgulho no meu país, tenho um imenso orgulho em ser portuguesa".