Foto 29/52
No passado domingo fomos assistir ao fim do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras, mais conhecido por Troféu Joaquim Agostinho. Trata-se de uma mítica prova de ciclismo até porque o maior ciclista português de todos os tempos, Joaquim Agostinho, era desta zona. A prova termina com a subida à Serra de Montejunto, serve de pretexto para as pessoas se encontrarem por ali e conviverem. Foi nesse contexto que tirei esta foto
Aquele senhor escolheu aquele lugar solitário para esperar pelos ciclistas. Parece que está sozinho no mundo, não é? Mas, na verdade, à distância de alguns metros estavam algumas dezenas de pessoas. Afinal, uma imagem pode ser enganadora .
P.S - Para os leitores mais novos importa explicar que Joaquim Agostinho foi um grande ciclista que faleceu devido a uma queda na Volta ao Algarve de 1984. Nesse tempo, o uso do capacete não era obrigatório e o ciclista caiu quando um cão se atravessou à sua frente. Consegui acabar a etapa mas teve que recorrer ao hospital, embora contra a sua vontade. Verificou-se que tinha sofrido um traumatismo craniano. No Algarve não havia neurocirurgia e não havia helicópteros para o transporte de doentes por isso os 300 kms até Lisboa foram feitos de ambulância. Uma série de circunstâncias infelizes que conduziram ao seu falecimento depois de 10 dias em coma.
Joaquim Agostinho ingressou no Ciclismo do Sporting já com 25 anos. Hoje em dia, os grandes ciclistas começam muito mais cedo. Mesmo assim, conseguiu ganhar 3 vezes a Volta a Portugal, ficou em 2o lugar na Vuelta (Espanha), depois de vários dias com a camisola amarela, e também conquistou 2 vezes, o 3o lugar no Tour de France. Aliás, no Tour, conseguiu vencer a mítica etapa que termina no Alpe d' Huez.