Não sei se é assim que se mudam mentalidades
Acabei de ouvir, na TSF, que a HBO retirou o filme "E tudo o vento levou..." do seu catálogo embora admitindo que o filme regresse depois de uma discussão sobre o seu contexto histórico e as representações racistas patentes.
Na cidade de Bristol derrubaram uma estátua de um esclavagista e atiraram-na ao rio.
O Mayor de Londres também admite avaliar os monumentos, as ruas e os murais existentes na cidade para perceber se há exaltação de comportamentos racistas e equacionar a possível retirada.
Como já disse aqui, esforço-me para controlar as minhas expressões e pensamentos que possam ser racistas. Tento tratar todas as pessoas, principalmente no meu contexto profissional, com o mesmo respeito e atenção.
Afirmo-me como anti-racista mas penso que não são com aquelas medidas que se mudam as mentalidades. Não é escamoteando o passado que se acaba com o racismo actual. Acredito que é mantendo a memória dos acontecimentos passados, devidamente contextualizados e explicados, que se pode modificar o presente e o passado.
Se escondermos todos os esqueletos que da humanidade e fizermos de conta que aquelas coisas nunca aconteceram, há uma elevada probabilidade de voltarem a acontecer.