Nem Halloween nem Pão por Deus
Diz-se por aí que esta é a noite de Halloween ou Noite das Bruxas. A miudagem mascara-se com fatos alusivos a mortos, bruxas, fantasmas e andam a tocar às campainhas a pedir "doçura ou travessura" (Trick-or-treat se estivermos nos EUA). Já dei uma vista de olhos pelos blogues que falam deste tema e parece-se que sempre tive uma ideia errada. Pensava eu que o Halloween era uma invenção dos americanos mas, afinal, os costumes associados a esta data foram levados pelos emigrantes irlandeses. Esta comemoração teve origem em costumes celtas de culto dos mortos. Sendo este um costume pagão, a Igreja Católica aproveitou-o para lhe dar um sentido cristão definindo o dia 1 de Novembro como o Dia de Todos-Os-Santos e o dia 2 de Novembro como o dia de Fiéis Defuntos.
Em Portugal, a tradição foi, durante muitos anos, pedir o Pão por Deus mas fazia-se a 1 de Novembro em que as crianças também iam de porta em porta, principalmente nas aldeias, a pedir, obviamente, pão por Deus recebendo pão, bolinhos, nozes, castanhas e mais tarde rebuçados.
Hoje em dia, já nenhuma criança sabe o que é o Pão por Deus porque cresceram a ver os filmes e as séries americanas com o Halloween. Também o comércio, as escolas e outras organizações se associam a esta data. Esta noite até o Metropolitano de Lisboa tem uma carruagem especial alusiva ao tema.
Quando eu era miúda, e no sítio onde eu vivia, já não se pedia o Pão por Deus e ainda não tinha chegado o Halloween. No entanto, já era um dia especial. Os meus pais, que cresceram com o Pão por Deus, não deixavam passar a data em branco. Havia sempre um bolo ou outro doce especial e o meu pai comprava sempre estes rebuçados
que, para mim, serão sempre a imagem do dia 1 de Novembro.