O Muro de Berlim caiu há 30 anos
Hoje assinalam-se 30 anos passados sobre a queda do Muro de Berlim. Esta parede existiu durante 28 anos e dividia a cidade de Berlim. No pós-guerra, a cidade de Berlim, bem como a Alemanha, fora dividida entre RFA, ocidental (capitalista) e RDA, oriental (comunista). A Alemanha dividida simbolizava a divisão do mundo durante o chamado período da Guerra Fria, entre os Estados Unidos e a União Soviética, as 2 grandes potências da altura. A construção do Muro teve como intenção estancar a saída de pessoas da RDA para o Ocidente. Muitas famílias ficaram divididas. Os militares que vigiam tinham ordem para atirar a matar e não se sabe, efectivamente, quantos morreram a tentar fugir da crescente sovietização da RDA.
O caricato é que o evento conhecido por Queda do Muro de Berlim se deveu a uma precipitação do Governo que anunciou "uma decisão do conselho dos ministros de abolir imediatamente e completamente as restrições de viagens ao Oeste". Este anúncio aconteceu antes de se avisar as agências governamentais. As estações de rádio e televisões deram a notícia levando a que milhares de pessoas fossem até aos postos fronteiriços exigindo a abertura. Perante a multidão, e sem terem recebido qualquer instrução sobre o que fazer, os guardas não tiveram outra solução senão abrir as fronteiras.
A queda do Muro de Berlim surgiu numa altura em que a União Soviética estava já quase a desintegrar-se o que acabou por acontecer em 1991.
A Europa e o Mundo nunca mais foram iguais. Quanto a mim, a mudança foi para melhor, mesmo que não seja perfeita, porque é mais importante que se construam pontes entre os povos do que muros que impeçam os homens e as mulheres de serem verdadeiramente livres.