Parabéns à Rádio
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Rádio. O dia 13 de Fevereiro foi o escolhido porque foi neste dia, em 1946, que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez um programa em simultâneo para um grupo de seis países.
A Rádio fez parte da minha vida desde pequena embora a tenha abandonado durante uns anos. Redescobri a Rádio quando conheci o A. que não vive sem ouvir Rádio.
Lembro-me de o meu pai ter um pequeno rádio a pilhas na mesa de cabeceira que ligava logo pela manhã. Também servia para ouvir os relatos de futebol. Depois de ele partir, perdi o rasto desse aparelho.
Enquanto vivi em casa da minha mãe, continuei a ouvir Rádio. Na adolescência passei pelas fases da Rádio Comercial ou da Rádio Cidade. A Rádio Local da minha terra também era escolha assídua. A minha mãe é fã até hoje. No rádio do carro e no rádio de casa é só essa estação que toca.
Quando fui para a minha casa perdendo essa ligação à Rádio. Desde que o A. entrou na minha vida, a Rádio também nunca mais saiu.
Ouço com mais frequência a TSF e já tenho descoberto muitas coisas que desconhecia. Já descobri livros, restaurantes, músicos, concertos ou exposições devido às suas reportagens. Também podia descobrir de outra forma mas a Rádio dá-nos uma enorme liberdade de movimentos. Adquirimos conhecimentos enquanto fazemos outras coisas. Como conduzir, por exemplo.
Já passaram muitos atestados de morte à Rádio mas as estações têm-se sabido adaptar aos novos tempos e a Rádio continua viva e de boa saúde.
E, vocês que me lêem, ouvem Rádio?