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O Voo da Garça

Sonhos, desejos, opiniões, instantes da vida diária...

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27
Set15

Quem ganha com as sondagens diárias?!

Charneca em flor

 Sondagem RTP/Universidade Católica de 26 de Setembro

 

Sondagem TVI/Público/TSF/Intercampus

 

De hoje a uma semana será o dia das eleições legislativas em Portugal. Nesta campanha eleitoral,para além dos panfletos e dos cartazes que ninguém lê, das arruadas, dos comícios, das feiras ;e respectivas reportagens televisivas; temos uma novidade, sondagens diárias. A RTP, a TVI e a CMTV apresentam sondagens diárias nos seus blocos noticiosos da noite. O curioso é que cada sondagem tem um resultado diferente. Agora pergunto, qual é o interesse de sondagens diárias? A quem serve, a quem beneficia, a quem prejudica? Serão os resultados das sondagens fidedignos? As pessoas podem não responder com verdade. Para além de as sondagens serem feitas apenas por entrevista telefónica através telefone fixo e isso excluir as muitas casas onde já não existe esse objecto obsoleto (por acaso, eu tenho telefone fixo e nunca ninguém me perguntou em quem é que eu voto).

A meu ver, esta história das sondagens diárias é uma maneira de a comunicação social influenciar os resultados eleitorais. Ora vejamos, se a sondagem dá vitória à coligação PAF, por exemplo, pode fazer aumentar a abstenção dos seus eleitores que podem ser levados a pensar que não é preciso ir votar porque a PAF vai à frente. Por outro lado, pode delapidar os votos dos pequenos partidos à esquerda porque pode levar a que as pessoas que pensam votar CDU ou BE sejam levadas ao voto útil no PS para derrotar a coligação de direita que tem desgovernado o país. Se, no entanto, as sondagens dessem a vitória do PS podiam levar a que os eleitores mais à direita mas abstencionistas fossem todos votar para eleger a coligação PAF. Ou seja, a minha teoria é que as sondagens podem alterar por completo o sentido de voto dos portugueses. Para mim, era menos sondagens e mais discussões de ideias. E mais apelo ao voto seja qual for o seu sentido.

Se calhar, só quem ganha mesmo com as sondagens são as empresas que as fazem.

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