São Petersburgo, a Veneza do Norte
Nada melhor para "aguentar" os primeiros dias de regresso ao trabalho do que recordar as férias, não concordam?!
Vou, então, partilhar as minhas impressões sobre a primeira cidade que visitei na viagem que fiz este Verão, São Petersburgo.
Este destino há muito que fazia parte dos meus desejos e não defraudou as minhas expectativas. Antes pelo contrário. Achei a cidade lindíssima, muito limpa ao contrário das cidades de leste que conheci no ano passado. Também achei uma cidade muito turística com tudo o que isso tem de bom e de menos bom.
Tal como eu esperava, os edifícios eram muito bonitos. Há palácios transformados em museus como o Museu Hermitage ou o Museu Russo. Há igrejas maravilhosas com decorações verdadeiramente impressionantes. Obviamente que também há edifícios degradados ou em obras mas há muitos edifícios antigos com óptimo aspecto.
O que eu não sabia é que em São Petersburgo há inúmeros rios e canais e, consequentemente, inúmeras pontes. Até é chamada de "Veneza do Norte". O maior rio é o Neva e a cidade cresceu à volta deste rio.
Entre os muitos museus e monumentos que há para ver, há 1 que é incontornável, o Museu Hermitage. Mesmo que este museu não tivesse uma das maiores colecções de arte do mundo, só o edifício já valeria a pena visitar. Os bilhetes foram comprados online. Embora sejam mais caros, evitam uma grande fila de espera e dão direito a uma entrada exclusiva. Não sei se era por ser domingo ou se o Hermitage é assim todos os dias. Estava completamente a abarrotar o que tornava o ambiente muito abafado. Quase que não se conseguia ver as obras, principalmente, as mais conhecidas. Mesmo assim, foi uma experiência magnífica.
Quando saímos, estava a chover o que comprometeu o resto da tarde.
No último dia, ainda houve tempo para ver o Museu Russo que também está instalado num antigo palácio, o Palácio Mikhailovsky e o interior da Catedral do Sangue Derramado e da Catedral de St Isaac. O Museu Russo possuí obras que percorrem toda a História da Rússia.
Em São Petersburgo também existem muitos parques e jardins. No dia em que chegámos, um sábado, o tempo estava óptimo, quente até. Todos os jardins tinham muitas pessoas sentadas na relva, inclusivé, raparigas em bikini a apanhar sol.
Gostei muito do ambiente da cidade. Foram quase 3 dias muito intensos.